Tabela FIPE
A tabela de preços referente a veículos usados feita pela (FIPE) Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas é, certamente, a maior referência no comércio e mercado automotor. É tão usual que facilmente é visto vendedores usando-a para consulta, ou então determinando preços de negociações de troca, a partir dela.
A tabela Fipe besia-se preços médios pesquisados e praticados em 24 estados brasileiros, e mantendo uma margem de segurança ao descartar valores muito abaixo ou acima da média. Seu objetivo é claro: servir como base para o cálculo do (IPVA), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, mas suas utilizações vão muito além da meta prevista. É comum, vê-la como referencial para contratos de seguradoras e financeiros.
Portanto, é possível considerar a tabela FIPE a partir de uma média nacional. Não apresenta mudanças regionais e, portanto, é comum em alguns estados brasileiros os preços de alguns veículos estarem acima ou abaixo da tabela, podendo encontrar variações inclusive maiores que 15%.
Vale ressaltar que os valores da tabela Fipe foram praticados no passado. Não significa que serão os mesmos futuramente. Um exemplo, quando estourou no começo do ano a crise, muitas concessionárias começaram a anunciar veículos até 20% abaixo da tabela Fipe. Isso não representa um desconto especificamente, mas sim a situação dos preços referentes ao mercado dentre aquele período.
Por outro lado, com a volta do (IPI) Imposto sobre Produtos Industrializados, a tendência é que preços de veículos novos subam, elevando consequentemente os preços de usados. Portanto, a tabela Fipe provavelmente refletirá preços menores que os praticados no mercado, por determinado tempo.